Exposição “A Essência do Comércio” faz tributo ao comércio de rua

A exposição de fotografias ‘A Essência do Comércio’ foi inaugurada esta segunda-feira, na Avenida Central. A iniciativa, organizada pelo quatro ano consecutivo, expõe alguns dos vários rostos do comércio de Braga, através da lente do fotógrafo Marco Mendes.

Em declarações à RUM, o diretor-geral da Associação Empresarial de Braga (AEB), Rui Marques, diz que a exposição é um tributo a um conjunto de quase 60 empresários, dado que “o comércio a retalho é o setor que mais emprega no concelho de Braga”. Ao contrário de “outros formatos onde as relações são impessoais e frias”, o diretor-geral refere que o objetivo passa por “evidenciar as características distintivas do comercio de rua, que tem a ver com a familiaridade e afabilidade dos rostos que estão atrás do balcão”.

Este ano, foram selecionados os estabelecimentos da Avenida São Miguel-o-Anjo, Praça Conde São Joaquim, Largo da Praça Velha, Campo das Hortas, Rua dos Biscainhos e Rua Andrade Corvo. Altino Bessa, vereador do Município de Braga, explica que o comércio tem sempre uma marca “muito distintiva daquilo que uma cidade tem para oferecer”. Admite que a iniciativa é um “agradecimento aos empresários” que trabalham em prol daquilo que é “uma dinâmica económica muito importante na cidade”. “[O comércio de rua] tem uma atratividade turística muito importante e que tem levado a que Braga hoje seja uma referência a nível nacional e internacional, do ponto de vista turístico”, explica Altino Bessa.

A exposição “A Essência do Comércio” está patente na Avenida Central, até ao final do mês de setembro.


*Por Beatriz Duarte

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv