Europeu. Seleção portuguesa de futebol feminino joga hoje em Vizela

A seleção portuguesa de futebol feminino só precisa de vencer hoje a Turquia, em Vizela, na 10.ª e última jornada do Grupo H europeu de apuramento, para conseguir um lugar no ‘play-off’ de acesso ao Mundial de 2023.
Depois do triunfo por 2-1 na Sérvia, na sexta-feira, a formação comandada por Francisco Neto ascendeu ao segundo lugar do agrupamento, que dá acesso ao ‘play-off’, entrando para a última ronda com mais um ponto do que as sérvias.
Com a Alemanha já qualificada (lidera, com 24 pontos, contra 19 de Portugal e 18 da Sérvia), a formação das ‘quinas’ só precisa de fazer um resultado idêntico ao que as ex-jugoslavas consigam na deslocação a Israel.
Face a um conjunto com o qual empatou fora na estreia na fase de apuramento (1-1, em 16 de setembro de 2021), Portugal só depende de si mesmo, sendo que uma vitória evita que a formação das ‘quinas’ tenha de ‘olhar’ para o jogo de Nes-Ziona.
Sem as lesionados Catarina Amado e Jéssica Silva, o selecionador luso não deve apresentar um ‘onze’ muito diferente do que venceu na Sérvia, por 2-1, num reviravolta selada com golos de Joana Marchão e Kika Nazareth.
No caso de ficar no segundo lugar, Portugal disputará, quase com toda a certeza, a primeira ronda do ‘play-off’, já que é quase impossível que consiga ser um dos três melhores segundos classificados, que garantem desde logo um lugar na segunda ronda.
“Não podemos relaxar. Sabíamos que, na Sérvia, não iria ser fácil, mas sabíamos ser suficientemente competentes para conquistarmos os três pontos, como também sabemos que, se estivermos ao nosso nível, somos suficientemente competentes para ganhar à Turquia», alertou o treinador. Francisco Neto recordou o jogo da primeira volta: «Principalmente na segunda parte, tivemos volume ofensivo muito grande, bolas ao poste, uma boa exibição da guarda-redes e alguns lances em que poderíamos ter sido melhores na finalização. Se construirmos tantas oportunidades como nesse jogo, serão suficientes para o sucesso.»
Para chegar ao Mundial de 2023, marcado para a Austrália e a Nova Zelândia, de 20 de julho a 20 de agosto, a seleção das ‘quinas’ terá, assim, de superar duas rondas, a uma mão, entre 03 e 11 de outubro, com sorteio na sexta-feira.
Dos três vencedores da segunda ronda, os dois melhores (resultados na fase de grupos, com primeiro, terceiro, quarto e quinto, e na segunda ronda do ‘play-off’) seguem para o Mundial e o terceiro ainda para um ‘play-off’ intercontinental, a disputar em fevereiro de 2023, na Nova Zelândia.
Para já, e para chegar ao ‘play-off’, Portugal precisa de somar hoje no mínimo os mesmos pontos que a Sérvia consiga em Israel, sendo que a receção à Turquia está marcada para Vizela, a partir das 17:30, com arbitragem da checa Jana Adamkova.
c/Lusa
