Estratégia de Combate à Pobreza alerta para condições das famílias desfavorecidas com crianças

A Estratégia Nacional de Combate à Pobreza pretende erradicar esse flagelo, combatendo as desigualdades sociais em Portugal. O documento alerta sobretudo para as condições económicas das famílias com crianças.

Fernanda Rodrigues, do grupo de trabalho que desenhou o plano, afirma que a pobreza nas faixas etárias mais novas tem uma incidência maior. “Desde há muitos anos que o combate à pobreza das crianças tem sido difícil”, acrescenta.

Segundo a colaboradora, para inverter esse ciclo de pobreza, é necessário “olhar para as condições das famílias”. Fernanda Rodrigues recorda que a pandemia mostrou a importância do ambiente habitacional para a qualidade de vida das crianças.

Para combater a pobreza, Fernanda Rodrigues defende que as respostas devem ser abrangentes e envolvem custos financeiros. Por isso, propõe o aumento de várias prestações sociais, como o abono de família ou o rendimento social de inserção.


A Estratégia Nacional de Combate à Pobreza para 2021-2030 foi aprovada pelo governo e inclui medidas específicas para diferentes públicos-alvo. Uma das principais prende-se com a escolaridade obrigatória a partir dos três anos e não dos seis, como acontece atualmente.

*Escrito por Rita da Costa Carvalho

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv