UMinho acolhe o Encontro Ibérico sobre Ondas Gravitacionais

A Escola de Ciências da Universidade do Minho acolhe, pela primeira vez, o 12.º Encontro Ibérico sobre Ondas Gravitacionais, no auditório B1 do Campus de Gualtar. O objetivo do evento é analisar os últimos avanços da astrofísica e cosmologia, promover sinergias entre investigadores e contribuir para a internacionalização dos trabalhos científicos.

A iniciativa aborda estudos que vão desde a teoria das ondas gravitacionais à análise de dados das experiências que as detetam. O programa conta com 43 palestras e nove oradores convidados, entre eles, David Weir, da Universidade de Helsínquia, na Finlândia, Katy Clough, da Universidade de Londres, em Inglaterra, e Paulo Freire, do Instituto Max Planck, na Alemanha.

As ondas gravitacionais foram previstas pela teoria da relatividade geral de Einstein, em 1916, mas só foram detetadas um século depois, facto que levou ao Nobel da Física’2017. Este encontro anual surgiu em 2011, pela Rede Espanhola de Ondas Gravitacionais e é coorganizado pelo Centro de Física das Universidades do Minho e do Porto e pelo Gr@v da Universidade de Aveiro.

*Por Beatriz Duarte

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Galiza Mais Perto
NO AR Galiza Mais Perto A seguir: Volta ao Mundo em 180 Discos às 22:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv