Entrada massiva de militares russos por Kharkiv e pela Crimeia

O ataque russo iniciou-se de madrugada, por volta das 05:00 e as rotas utilizadas para os avanços foram através da Bielorrússia, para chegar à capital, Kiev, via Crimeia e por meio de Donbass e nordeste do país. As informações avançadas por Kiev são de que estão a entrar militares de forma massiva por Kharkiv, onde estão a haver confrontos entre militares russos e guardas transfronteiriços.

A polícia nacional ucraniana já publicou uma lista de locais onde foram ouvidas explosões desde madrugada e são 24 sítios, nomeadamente Kiev e arredores.

A Ucrânia relata pelo menos oito mortes e mais de uma dezena de feridos nas primeiras horas da invasão russa ao país, segundo o assessor do Ministério do Interior, Anton Gueraschenko.

Tropas russas entraram na região ucraniana de Kherson, na fronteira com a península da Crimeia, anexada ilegalmente pela Rússia em 2014.

“Atualmente, observa-se o movimento de equipamentos militares pela península a partir da fronteira administrativa”, revela a Guarda de Fronteira ucraniana, em comunicado.

O serviço de fronteiras publicou ainda um vídeo em que se pode ver a passagem de viaturas blindadas, tanques e camiões militares pelo posto fronteiriço.

A entidade observa que as forças russas usam artilharia e armas pesadas contra unidades de fronteira nas províncias ucranianas de Lugansk, Sumi, Kharkov, Chernigov e Zhitomir.

A Rússia iniciou esta quinta-feira uma operação militar contra a Ucrânia, com o suposto objetivo de pacificar o conflito armado que ocorre no leste da Ucrânia desde 2014.

c/SIC

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
ON AIR Rádio RUM em Direto
aaum aaumtv