Ensino Superior com máximo de inscritos no final do 1.º semestre

Há 416.652 estudantes inscritos no ensino superior no ano lectivo em curso. É o número mais elevado de sempre, no final do primeiro semestre, segundo dados da Direcção-Geral de Estatísticas do Ensino Superior e da Ciência (DGEEC) agora divulgados. No prazo de seis anos lectivos, o total de alunos nas instituições de ensino aumentou 20%. O crescimento é mais acentuado no sector politécnico e também no ensino privado. 

Os números constam do Registo de Alunos Inscritos e Diplomados do Ensino Superior, um inquérito que é feito anualmente pela DGEEC, tanto às instituições públicas como privadas. Os dados dizem respeito ao primeiro semestre deste ano lectivo. Até agora, o recorde de inscritos no ensino superior remontava a 2002/03, altura em que 400.831 pessoas estavam matriculadas nas universidades e institutos politécnicos. Foi a única vez em que o total de inscritos tinha ultrapassado os 400 mil no primeiro semestre do ano lectivo. 

A partir dessa altura, o número de estudantes no ensino superior caiu sucessivamente, até atingir o ponto mais baixo em 2015/16 — eram então 346.347 os inscritos. A tendência de perda inverteu-se nos últimos anos. Há, neste ano lectivo, mais 70 mil inscritos do que em 2015/16, segundo os dados agora revelados pela DGEEC. Isto signiÆca que houve um aumento de 20% no total de alunos no prazo de seis anos. Esta subida é mais acentuada no sector politécnico, onde o número de inscritos aumentou 28% nesse período. São agora 129.396 os estudantes nos institutos superiores públicos.

c/Público

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sara Pereira
NO AR Sara Pereira A seguir: Carolina Damas às 17:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv