‘Encontros com o Património’ ruma ao período medieval de Braga

“Uma oportunidade para sair do sofá no sábado”: é assim que a diretora executiva da Fundação Bracara Augusta, Fátima Pereira, descreve o ciclo ‘Encontros com o Património’, que, desta vez, ruma à fase medieval de Braga.

A programação arranca este sábado, 8 de fevereiro, com uma visita ao Convento de São Francisco, que passa ainda pela Igreja, Mausoléu, Cruzeiro, Aqueduto, Ponte e Caminho Medieval. A responsável explica que esta iniciativa pretende aproximar a comunidade da história da cidade e “levar conhecimento para onde a comunidade e as pessoas estão”.


A segunda visita realiza-se na semana seguinte, a 15 de fevereiro, com início às 15h00, ao Núcleo Arqueológico de Dume’. Os participantes vão poder “conhecer a importância de São Martinho de Dume e testemunhos da matriz do povoamento que caraterizou a periferia urbana bracarense, até finais do século XIX”. 

Cabe ao ‘Castelo de Braga’ receber a última visita do ciclo, a 8 de março, onde o público vaipoder  verificar “as peças edificadas” do local que, segundo a responsável, foi demolido ainda no século XX. Fátima Pereira adianta também que, para esta visita, será feita uma “contextualização do que era o Castelo de Braga no Café Viana”.

Ainda que Braga seja mais conhecida pela era romana, a responsável pelo projeto refere que a fase medieval também tem influência na cidade dos dias atuais e o ‘Encontros com o Património’ “procura trazer este conhecimento das fases históricas da cidade para a comunidade”.

Para participar basta realizar inscrição através deste link ou através do e-mail fba@cm-braga.pt.

*Escrito por Marcelo Hermsdorf e editado por Maria Carvalho

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv