“É muito provável que haja estado de emergência” até maio

“É muito provável que haja estado de emergência” até maio, disse esta segunda-feira o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. As declarações foram proferidas durante uma visita a uma escola de Benfica, em Lisboa.


Aos jornalistas, o chefe de Estado avançou que vai propor a renovação do Estado de Emergência por mais duas semanas, mas deixa claro que o país deverá continuar a viver em situação de exceção, pelo menos, até maio.


“Amanhã de manhã haverá uma sessão epidemiológica, receberei os partidos à tarde amanhã e no dia seguinte, depois de amanhã enviarei ao Governo um decreto sensivelmente igual ao decreto anterior, que será depois debatido e votado na Assembleia da República. E eu decretarei a renovação do estado de emergência e falarei depois ao país”, disse o Presidente da República, em resposta aos jornalistas.

“Havendo um plano de desconfinamento até maio, quer dizer que há atividades confinadas parcialmente até maio, portanto, é muito provável que haja estado de emergência a acompanhar essa realidade, porque o estado de emergência legitima aquilo que, com maior ou menor extensão, são restrições na vida dos portugueses”, sublinhou.

Além da renovação do estado de emergência por mais duas semanas, “que é praticamente certa, é provável que haja outras renovações dependendo do plano de desconfinamento que vai ser executado de acordo com o previsto”, adiantou Marcelo Rebelo de Sousa.

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv