“É importante registar as transformações sociais e culturais de Braga”

José Sousa Teixeira é o autor do livro ‘Falar(es) bracarenses’, que será apresentado a 20 de novembro na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.

‘Falar(es) bracarenses’ é a mais recente obra de José Sousa Teixeira, presidente da Unidade Cultural do Centro de Estudos Lusíadas da UMinho. O livro reúne entrevistas realizadas para o projeto ‘Perfil Sociolinguístico da Fala Bracarense’, que tinha como objetivo o estudo linguístico dos habitantes do espaço urbano de Braga.

Durante a pandemia, o autor revisou o seu anterior trabalho e retirou dez testemunhos que retratam a cidade bracarense entre as décadas de 50 e 70. De acordo com o professor do Instituto de Letras e Ciências Humanas, a obra junta entrevistas com “valor sociológico e antropológico” e que descrevem perceções e formas de viver “muito diferentes” da atualidade, num ambiente rural.

Os relatos inseridos nesta publicação são vistos como importantes pelo autor, pois só desta forma, argumenta, será possível contribuir para a construção da história e transformação da cidade de Braga. “Qualquer historiador ou sociólogo que queira fazer a história de como Braga se transformou, tem de ter acesso a estes testemunhos. Por isso, é importante registar as mudanças sociais e culturais da cidade”, frisa, em entrevista à RUM.

A publicação, apoiada pela Câmara Municipal de Braga, será apresentada pelo eurodeputado José Manuel Fernandes, no dia 20 de novembro, pelas 15h00, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. 

*Escrito por Ana Sofia Leite

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: MundoMix às 21:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv