Desigualdade de género dança em espetáculo no Theatro Circo

Debater sobre a igualdade de género através da exploração da fronteira entre o público e a obra. Com esta proposta, sobe ao placo do Theatro Circo, esta quinta e sexta-feira, às 21h30, a Companhia de Dança Arte Total com o espetáculo ‘Clementina – Entre’.

A peça marca o terceiro capítulo da série Clementina e experimenta “as várias vertentes das figurações para o feminino, o corpo e a subjetividade”, como sublinha a diretora de coreografia, Carolina Vieira. Aos microfones da RUM, a responsável explica que, durante a apresentação, procuram refletir sobre “as expectativas sobre a figura feminina desde a maternidade, passando pela exibição pública e as escolhas profissionais e pessoais”. “Queremos criar um questionamento sobre essas limitações que já nos são impostas ou que estão enraizadas na sociedade e na memória coletiva”.

Parte de um programa de criação da companhia com duração de quatro anos, o terceiro ato traz Clementine Delait num papel “quase como uma personagem secundária”. Carolina Oliveira recorda ainda que esta peça é resultado da evolução realizada após os avanços “nas pesquisas realizadas durante o período e da evolução do processo produtivo”.

Tradicionalmente dividido em dois espetáculos, na estreia no dia 11 de julho sobe a palco a Companhia de Dança Arte Total. Já a segunda atuação, no dia seguinte, fica marcada pela participação dos alunos da Companhia, que “acabam por criar em cima do que já foi apresentado”.

*Escrito por Marcelo Hermsdorf e editado por Elsa Moura

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Terra Pura
NO AR Terra Pura A seguir: Mil às 18:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv