Desemprego no quadrilátero urbano cresce pelo segundo mês

Em setembro, o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) contabilizava um total de 19.612 inscritos à procura de emprego no conjunto de concelhos do quadrilátero urbano. Os números demonstram, assim, pelo segundo mês consecutivo, uma subida, no caso de mais 262 inscritos em comparação com o mês de agosto de 2024.
Apesar do maior número de desempregados, os dados divulgados demonstram um abrandamento nos novos inscritos, que chegou a registar um aumento de 844 pessoas, de julho para agosto.
Guimarães é o concelho do quadrilátero com mais desempregados inscritos no IEFP
Apenas Vila Nova de Famalicão registou uma queda significativa nos desempregados, após três meses em alta. São 3.869 os inscritos, menos 52 que em agosto, ainda acima do registado em julho, 3.766.
Já Guimarães ficou praticamente estável com um inscrito a menos, passando de 6.567 para 6.566, permanecendo como o concelho com maior número de desempregados em setembro, de acordo com o mais recente relatório.
No sentido oposto, estão Braga e Barcelos. A cidade dos arcebispos registou 6.527 desempregados em setembro, mais 214, em relação ao mês anterior. A tendência do aumento de desempregados, também tinha sido identificada pelo IEFP em agosto, quando registou um crescimento de 405 no número de inscritos no centro de emprego, quando comparado com julho.
Barcelos segue o mesmo padrão de Braga e regista pelo segundo mês seguido aumento no número de desempregados. Eram, em setembro, segundo o IEFP, 2.650 as pessoas à procura de uma colocação, mais 101, comparado com agosto, e 170, em relação ao registado em julho.
*Escrito por Marcelo Hermsdorf e editado por Elsa Moura
