Descida de preço 2ªfeira deixa gasolina na bomba ao preço antes da guerra

Na próxima segunda-feira os preços da gasolina e do gasóleo voltam a baixar. E o preço médio da gasolina 95 regressará pela primeira vez aos níveis pré-guerra.
A correção dos preços está sobretudo a refletir a queda do brent nos mercados internacionais, numa altura em que muitos investidores temem a chegada de uma recessão à Europa provocada precisamente pela guerra e pelos altos preços da energia.
O gasóleo vai registar uma queda de 8,2 cêntimos, para um valor médio de 1,748 euros, segundo avançou ao ECO fonte de uma das maiores petrolíferas do país. O valor definitivo só será fixado ao longo desta sexta-feira, mas com a descida superior a 8% do brent esta semana é certo que o diesel vai ficar mais barato, pela sétima semana consecutiva.
Em relação à gasolina 95 será a nona semana consecutiva a descer. De acordo com os dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), a última vez que a gasolina tinha registado um ciclo tão prolongado de descidas foi em novembro de 2018, ou seja, há quase quatro anos.
Se for à bomba na próxima segunda-feira deverá encontrar a gasolina 95 cerca 7,5 cêntimos mais barata, o que levará o preço médio de venda ao público para os 1,814 euros (os preços de venda calculados pela DGEG já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras).
A última vez que o litro de gasolina esteve a este nível foi na semana de 21 de fevereiro, precisamente a semana em que a Rússia invadiu a Ucrânia. Nessa semana a gasolina 95 custava 1,813 euros. A guerra começou na madrugada do dia 24 de fevereiro.
c/ECO
