Decrescimento sustentável é o tema da 8ª mostra de cinema documental ‘Ecorâmicas’

‘Decrescimento: Humanizar a Economia’ é o tema da nova edição da mostra de cinema documental ‘Ecorâmicas’. O evento regressa ao auditório da ‘Fraterna’, em Guimarães, nos dias 29 e 30 de outubro, para refletir sobre a insustentabilidade do modelo económico atual.
Através da exibição de filmes, curtas-metragens e da realização de um debate, a Associação Vimaranense para a Ecologia (AVE) chama a atenção para a necessidade de redução equitativa da produção e do consumo, por meio de transformações sócio-económicas e sócio-culturais.
Paulo Gomes, membro da associação, acredita numa mudança de paradigma se as pessoas repensarem coletivamente as suas escolhas. “Quando lançamos este tema eu próprio achei que o íamos tratar de uma forma mais individual de minimalismo, mas ao longo do trabalho que fomos fazendo percebemos que o decrescimento não pode ser só uma questão individual porque ele é também uma questão política”, disse à RUM.
Envolver os mais jovens é um dos objetivos da Associação Vimaranense para a Ecologia. Paulo Gomes afirma que estão a finalizar um projeto para incentivar as escolas a falarem sobre decrescimento sustentável. Os alunos terão de gravar um vídeo para as redes sociais a abordar o tema, unindo-se a sustentabilidade à literacia digital.
A mostra de cinema sobre ambiente e sociedade arranca este sábado, às 15 horas, e termina no domingo às 18h, com lanche comunitário entre os participantes. A entrada é gratuita e não requer inscrição.
*Por Inês Batista
