Debates, tertúlias e mesas redondas no ‘Cenários 25’, esta quinta e sexta-feira em Braga

A quarta edição do ‘Cenários’ desembarca em Braga, no ano em que a cidade é Capital Portuguesa da Cultura. Theatro Circo e o gnration acolhem entre esta quinta e sexta-feira o programa de pensamento do Teatro Nacional D. Maria II.
Artistas, pensadores e público são convidados a debater a forma como Braga tem interpretado ser Capital Portuguesa da Cultura, com debates, tertúlias e mesas redondas agendadas para 4.ª edição da iniciativa.
Em entrevista à rubrica da RUM, ‘Abre a Tua Porta’, o adjunto da Direção Artística do Teatro Nacional D Maria II, Luis Sousa Ferreira, as atividades pretendem debater temas como ‘as práticas artísticas participadas’, “que foi uma raiz muito forte do Desejar, um programa longo que aconteceu na Braga 25”, a ‘arte e tecnologia e seus desafios’, “na Capital dos Media Arts”, a equidade do território, além da exibição de um documentário e do espetáculo ‘A Vida Secreta dos Velhos’, de Mohamed El Khatib, no Theatro Circo, que decorre na sexta-feira, pelas 21h30. “São dois dias em que a Braga será o centro da cultura nacional, uma vez mais”, refere.
A iniciativa pretende pensar a democracia cultural, a participação das comunidades e os caminhos possíveis para um país mais plural e artisticamente ativo, através de um “programa muito intenso, diversificado” que aborda temáticas “sensíveis”, sobre a relação com as comunidades, com os territórios, a participação e a democracia da cultura. Luis Sousa Ferreira sublinha ainda que as atividades são resultado de uma “construção conjunta”, entre o Teatro Nacional e a Braga 25. “Se pensarmos no Fórum da Juventude, convocámos cerca de 50 jovens de várias escolas do secundário de Braga a pensar a cultura da sociedade e a pensar o futuro”, adianta.
Programação completa
A programação arranca às 10h30, no Pequeno Auditório do Theatro Circo, com a sessão de abertura. Segue-se o debate ‘Braga 25 – Capital Portuguesa da Cultura’, que pretende refletir sobre o legado que fica após um ano dedicado à cultura.
Durante a tarde, as conversas mudam-se para a BlackBox do gnration. O primeiro momento dedicado à ‘Odisseia Nacional — o que mudou, que impacto teve e como se pensa o futuro’ e o outro sobre ‘o estado da cultura no País, dos apoios às práticas de criação’. O dia termina no Mercado Municipal de Braga, com uma tertúlia sobre processos participativos dinamizada por artistas e coletivos da região.
O segundo dia, sexta-feira, arranca pelas 9h30, com o Fórum Jovem, no gnration, onde jovens reúnem-se em mesas redondas para imaginar o futuro cultural da cidade. No mesmo horário, o Salão Nobre do Theatro Circo, acolhe o encontro ‘Criar, Programar, Mediar’, dedicado à apresentação de ideias e projetos.
À tarde, voltam os debates na BlackBox: ‘Equidade do Território’ e ‘Arte e Tecnologia’, com artistas, investigadores e agentes culturais nacionais. Às 18h30, é exibido o documentário Cartografia do Encontro, que acompanhou a Odisseia Nacional durante todo o ano de 2023.
O encerramento acontece às 21h30, no Grande Auditório do Theatro Circo, com o espetáculo ‘A Vida Secreta dos Velhos’, de Mohamed El Khatib.
