D. José Cordeiro sucede a D. Jorge Ortiga como Arcebispo de Braga

D. José Cordeiro, Bispo de Bragança Miranda, vai suceder a D. Jorge Ortiga como Arcebispo Primaz de Braga. Desde 2019 que D. Jorge Ortiga aguardava para ser substituído nestas funções.
O Código de Direito Canónico, sob a égide da Igreja Católica, determina que qualquer bispo diocesano que tenha completado 75 anos deve apresentar a renúncia do cargo ao Papa. D. Jorge Ortiga completou essa idade em Março de 2019 e fez, de imediato, o pedido ao sumo pontífice para deixar as funções que ocupa.
José Manuel Garcia Cordeiro nasceu em Vila Nova de Seles, Angola, em 1967 e em 1975 veio para Parada, Alfândega da Fé. Estudou nos seminários diocesanos de Vinhais, Bragança e Porto.
Recebeu a Ordenação Diaconal na Igreja do Seminário de São José, em Bragança, a 6 de Maio de 1990. Ainda enquanto diácono foi nomeado Director Espiritual do Seminário Menor, Médio e Maior de S. José em Bragança em 1990-1991, cargo que exerceria até ao ano letivo de 1998-1999.
Foi ordenado presbítero na Igreja do Seminário de São José, em Bragança, em 16 de Junho de 1991. Licenciou-se em Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto em 13 de Novembro de 1991. Entre os anos de 1991 e de 1998 teve um activo ministério presbiteral na Diocese de Bragança-Miranda, exercendo diversos cargos e serviços pastorais.
Num comunicado enviado às redações, D. Jorge Ortiga diz estar “de coração cheio e alegre pela nomeação” e dá as boas-vindas a D. José Cordeiro à Arquidiocese de Braga.
A 18 de Julho de 2011 foi nomeado Bispo de Bragança-Miranda pelo Papa Bento XVI
A sua Ordenação Episcopal e tomada de posse ocorreu a 2 de Outubro de 2011 na Catedral de Bragança, tendo escolhido como lema do seu episcopado “Ad docendum Christi mysteria”. Foram ordenantes o Cardeal-Patriarca de Lisboa D. José da Cruz Policarpo e os seus antecessores no governo da Diocese, D. António José Rafael e D. António Montes Moreira.
