CTB sobe a palco para “tornar viva as palavras” de Fernando Pessoa

O universo criativo de Fernando Pessoa é o tema da peça da Companhia de Teatro de Braga (CTB) esta quinta e sexta-feira. O coletivo sobe ao palco da sala principal do Theatro Circo, em quatro sessões, pelas 11h00 e 15h00, para apresentar poemas e textos do escritor.

Aos microfones da RUM, a encenadora, Sílvia Brito, aponta que o espetáculo ‘Em Pessoa’ “não conta propriamente” uma história, mas cria uma sequência de relações entre o autor e alguns dos seus heterónimos, como Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Alberto Caeiro. A responsável adianta que a peça tem foco no processo criativo de Fernando Pessoa, e decorre como se estivesse no seu quarto, no momento em que está a “criar uma poesia”.

A responsável sublinha que os textos constroem uma sequência dramatúrgica que passa por alguns poemas e outros textos que também abordam a própria obra de Fernando Pessoa. Adianta que a peça tem o início marcado por um “testemunho de Ofélia Queiroz”, em que a biógrafa fala sobre Fernando Pessoa. Para a encenadora o teatro tem a função de “tornar viva as palavras que estão nos livros”. 

O espetáculo é, segundo Sílvia Brito, “vocacionado” para o público juvenil e escolar e pretende ajudar a “ponderar as várias maneiras existentes para abordar estes textos”. Os estudantes, refere, têm dificuldades de encontrar “a beleza que está por trás das palavras dos poetas e dos escritores”. “Espero que contribua, no fundo, para que acedam a estes textos com mais liberdade e imaginação”, finaliza.

*Escrito por Marcelo Hermsdorf e editado por Vanessa Batista

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
O Cubo
NO AR O Cubo A seguir: Music Hal às 01:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv