Covid-19. Portugal deve atingir hoje a marca de dois milhões de vacinados

Portugal deve atingir nesta terça-feira a marca dos dois milhões de pessoas vacinadas com a primeira dose de vacina contra a covid-19, adiantou hoje a ‘task force’ responsável pelo plano de vacinação.

“Estima-se que, até dia 20 de abril, se conseguirá atingir os dois milhões de pessoas vacinadas pelo menos com uma dose”, pode ler-se numa nota de imprensa enviada à Lusa pela ‘task force’ liderada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, na qual são também evidenciados os mais de 2,5 milhões de vacinas já administradas na população.

De acordo com os últimos números disponíveis, até às 23:59 de domingo tinham sido inoculadas com a primeira dose 1.933.854 pessoas, das quais 652.874 já tinham também recebido a segunda dose, perfazendo, assim, um total de 2.586.728 inoculações.

Já sobre o processo de vacinação do pessoal docente e não docente das escolas do ensino público e privado, a ‘task force’ realça as “mais de 184 mil pessoas” vacinadas no fim de semana, com o sábado a registar o recorde diário de inoculações, com cerca de 120 mil. O comunicado adianta ainda que foram convocadas aproximadamente 189 mil pessoas através de SMS e contacto por telefone.

Desta comunidade acabaram por ser excluídas as pessoas que já tinham sido vacinadas no seio de outros grupos, grávidas e anteriores infetados com covid-19. Quanto aos docentes e auxiliares educativos que não tenham sido vacinados no fim de semana (e sejam posteriormente identificados) podem ser vacinados já a partir desta semana.

Em Portugal, morreram 16.946 pessoas dos 831.221 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Agência Europeia de Medicamentos dá hoje parecer sobre vacina da Johnson & Johnson

A vacina está suspensa desde o final da semana por haver possibilidade de estar relacionada com coágulos no sangue.

Por vídeoconferência, a agência europeia vai comunicar as conclusões dos estudos para avaliar a segurança da vacina.

A vacina da Johnson & Johnson está suspensa em vários países. Começou por ser suspensa nos Estados Unidos. Em sete milhões de doses administradas, a vacina foi associada a seis casos de coágulos sanguíneos.

Por isso, a farmacêutica decidiu atrasar a entrega de vacinas à Europa.

Na União Europeia ainda foi administrada.A vacina também foi suspensa na África do Sul. Na Austrália, a aprovação da vacina está dependente dos estudos que estão a ser realizados.

Portugal tem armazenadas 31 mil doses da vacina da Johnson & Johnson. Chegaram na passada quarta-feira e estão guardadas até haver uma decisão da Agência Europeia de Medicamentos.

Antes da suspensão, as autoridades portugueses esperavam receber até ao final deste mês, um total de 86 mil doses da vacina.

José Aranda da Silva acredita que EMA dê parecer favorável a vacina da Johnson & Johnson

A Agência Europeia do Medicamento deve tomar uma posição sobre a vacina da Johnson & Johnson esta tarde. Em entrevista à Antena 1, o farmacêutico José Aranda da Silva diz que acredita que, à semelhança do que aconteceu com a vacina da AstraZeneca, a EMA vai apresentar uma decisão favorável, ainda que com algumas restrições.

Aranda da Silva, que foi o primeiro presidente do Infarmed e um dos fundadores da Agência Europeia do Medicamento, critica, no entanto, o que algumas vozes chamam de “nacionalismo” das vacinas e pede uma posição mais firme à União Europeia.

c/Lusa e Antena 1

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Abel Duarte
NO AR Abel Duarte A seguir: Elisabete Apresentação às 11:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv