Bracarenses criam marca de mobiliário modular totalmente reciclável

Os bracarenses Bruno Guimarães e Rui Pereira criaram a Coobo, uma marca de mobiliário modular 100% portuguesa. O projeto surge como alternativa ao consumo e produção massiva de equipamentos que se tornam descartáveis.
Em declarações à RUM, Bruno Guimarães garante que a diferença está na personalização do mobiliário. “Em qualquer altura é possível alterar a estrutura, quer em dimensões, quer em termos de formato. Tem a característica de se adaptar às pessoas e às circunstâncias da vida de cada um”, explica o mentor. Além do mais, assegura que é um conceito “totalmente sustentável” e os materiais que o compõem são “100% recicláveis”.
O mentor do projeto refere que os dois primeiros da anos Coobo foram dedicados ao desenvolvimento de uma peça sobre a qual assenta toda a capacidade modular e flexível, que conta, neste momento, com um pedido de registo de patente em 194 países. Atualmente com três anos de existência, a marca já chegou ao mercado internacional, nomeadamente a Espanha, Alemanha e Japão.
*Beatriz Duarte
