Concurso do Nó de Infias lançado “dentro de duas semanas”

O concurso do Nó de Infias será lançado dentro de duas semanas. A data foi apontada pelo ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, esta quarta-feira, em Braga. O projeto prevê a redução de 98% do tráfego automóvel, menos 4 km de filas de trânsito, mais segurança, menos ruído e 95% de fluidez das horas de ponta.

O governante considera esta empreitada “absolutamente essencial” para Braga e os municípios vizinhos.

“O contrato está assinado. Neste momento, o plurianual está nas finanças e tenho o compromisso do meu colega das Finanças, que, nas próximas duas semanas, estará desbloqueado para a IP a lançar o concurso”, apontou Miguel Pinto Luz.

O ministro admite que quando chegou à pasta “conhecia pouco o que era o Nó de Infias, mas passou rapidamente a ser uma das prioridades no Ministério, tamanha foi a pressão positiva colocada”.

A requalificação do Nó de Infias vai custar pelo menos 11 Milhões de Euros e é da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal. Depois de a obra arrancar, o prazo estimado de duração é de um ano e meio. Ricardo Rio, autarca de Braga, apontou a conclusão da obra para início de 2027.

A vereadora Olga Pereira já havia adiantado à RUM que partes da “rotunda” no Nó de Infias serão demolidas com a obra que pretende resolver as longas filas de trânsito que se verificam diariamente, sobretudo ao início da manhã e ao final da tarde no principal “ponto negro” da cidade de Braga. 

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
ON AIR Rádio RUM em Direto
aaum aaumtv