Comunidade Intermunicipal do Ave é líder nacional na execução do NORTE2030

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave liderou a taxa de execução do NORTE2030. Segundo dados oficiais divulgados pelo programa regional, a entidade criada em 2009, registou um desempenho de 16,02%, correspondente a um valor fixado nos 24 milhões de euros.
A taxa média de execução do programa regional situa-se nos 9%, o que coloca a CIM do Ave numa posição de destaque quando comparados com as restantes entidades intermunicipais. A média regional é, também, ultrapassada quanto à taxa de aprovação de candidaturas, com a comunidade constituída pelos municípios de Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela a fixar-se nos 65,9%.
Em comunicado, a entidade regional sublinha que a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte) considerou que este desempenho contribuiu de forma decisiva para o posicionamento do NORTE 2030 como um dos programas regionais com melhor desempenho a nível nacional.
O NORTE2030 assegurou, em 2025, a plena concretização da meta de execução associada à ‘Regra N+3’, na qual a União Europeia define um prazo de três anos para a execução dos fundos disponibilizados. Em termos comparativos, fixou-se como o Programa Regional com o maior grau de superação desta meta de gestão no quadro do Portugal 2030, tendo garantido a certificação de 122,2% da meta apresentada pela Comissão Europeia para 2025.
O programa é um instrumento de investimento que mobiliza 3,4 mil milhões de euros de Fundos Europeus – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, Fundo Social Europeu Mais e Fundo para uma Transição Justa – para potenciar o desenvolvimento da Região.
*editado por Marcelo Hermsdorf
