Clássico de José Saramago em cartaz no Theatro Circo

“Oportunidade para ver e ouvir o Saramago” este sábado no Theatro Circo. O ator Henri Pagnoncelli, responsável por reinterpretar o clássico ‘Caim’ do escritor português, lança a deixa ao público bracarense para que este sábado, às 21h30, acompanhe o espetáculo no Theatro Circo.
Na obra original, José Saramago, a partir da história de Caim e Abel, propõe uma narrativa desconstruída, com humor refinado e irónico. Para esta adaptação, o experiente ator brasileiro dá vida a uma adaptação em que Caim se torna mais do que um personagem e é o “responsável por contar a sua própria história”.
Marcado por papéis em telenovelas brasileiras como ‘Mulheres de Areia’ e ‘Laços de Família’, Henri Pagnoncelli atua num monólogo que faz uma releitura do último livro lançado em vida do escritor com uma “visão crítica e político-social de como somos afetados pelas informações do mundo, mas sempre com um cunho social”.
Segundo o ator, a peça não cria novos elementos, mas utiliza trechos de entrevistas e materiais feitos sobre o autor. “Tudo é Saramago que fala, mas nem tudo está no livro”, explica. Henri Pagnoncelli sublinha que “o poder das palavras de escritor é impressionante”, e destaca que esta é uma “oportunidade única de poder ver um Saramago em cena”, numa “história muito interessante, instigante e contemporânea”.
O monólogo integra o MIT24, que até 27 julho apresenta peças de teatro de oito países diferentes em Braga, Barcelos, Fafe e na Maia.
*Escrito por Marcelo Hermsdorf e editado por Elsa Moura
