Ciência Viva de Guimarães promove programa de verão de 12 a 23 julho

Cozinha molecular, robótica ou cianotipia. Estes são alguns dos temas que o Centro de Ciência Viva (CCV) de Guimarães vai promover, num programa de verão que se realiza de 12 a 23 de julho. No total, serão dez oficinas científicas diárias para crianças dos 6 aos 12 anos.
Ségio Silva, diretor do CCV Guimarães, relembra que o objetivo é que os participantes “brinquem aprendendo ou aprendam a brincar”. Por isso mesmo, além do cariz científico das atividades, estas serão de cariz lúdico.
Limitadas a dez participantes, as oficinas irão realizar-se entre as 14h30 e as 15h30.
Segundo o responsável, “ainda existem algumas vagas disponíveis, mas nos próximos dias deverão esgotar”. Por enquanto, ainda existem vagas para todos os dias.
O programa arranca a 12 de julho, com “A ciência do jogo”, ligada ao universo dos jogos matemáticos e às suas regras e estratégias. Segue-se, a oficina “Aqui vai ovo”, da área da Física, e, a 14 de julho, “a viagem da evolução”, dedicada à evolução nos seres vivos. A 15 de julho, a aprendizagem vai parar à cozinha molecular e, no dia seguinte, os participantes vão descobrir a biodiversidade existente nos charcos.
“Super Slime” é o tema, numa oficina ligada à viscosidade. A 20 de julho, o tema central é a cianotipia e, depois, a química das cores. O penúltimo dia será dedicado à célula e, a fechar, os participantes vão “curtir a robótica”.
As inscrições têm um custo diário de 5 euros e podem ser efetuadas por telefone ou no site do Centro de Ciência Viva de Guimarães.
