CIAJG acolhe exposição “Problemas do Primitivismo – a partir de Portugal”

O Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), que está a acolher a exposição “Problemas do Primitivismo – a partir de Portugal”, realizada pelo artista Ludgero Almeida e por Mariana Pinto dos Santos, co-curadora da exposição será palco, este sábado, de uma visita-conversa. O objetivo passa por aprofundar a exposição e proporcionar um espaço de reflexão e debate, a partir de diferentes perspetivas.
A visita guiará o público pelas seis palavras-chave que a organizam [Civilização, Museu, Ingénuo, «Mar Português», «Jazz-Band» e Extração], e abordará, através de vários exemplos, a estrutura ideológica, cultural e social sobre a qual assentou, e ainda assenta, a ideia de «primitivo», incidindo em especial, na relação entre primitivismo, modernidade e colonialismo.
É ainda referido que a exposição “Problemas do Primitivismo – a partir de Portugal” aborda os contextos da ditadura, da colonização, do anticolonialismo e do pós-colonialismo, propondo uma máquina visual impregnada de imagens e referências artísticas e culturais que problematiza a invenção do «primitivo» e a sua persistência até à contemporaneidade.
