Cerca de 25% das universidades não tem canais de denúncia de queixas de assédio

Um quarto das instituições de ensino superior não tem canais de denúncia destinados a receber queixas de assédio moral ou sexual por parte dos membros das suas comunidades, avança o Público.

Das 26 instituições de ensino superior que responderam ao Público, em sete não existem canais onde os estudantes, docentes e outros funcionários possam fazer denúncias. As instituições sublinham que os casos de assédio já podiam ser reportados, antes da existência de canais próprios, a figuras como o provedor do estudante ou diretamente junto das direções das faculdades.

Foram ainda reportadas 86 queixas de assédio, a maioria das quais diz respeito aos últimos dois anos. A maior parte das situações corresponde a situações de assédio moral (53). Há também 25 queixas por assédio sexual. Houve sanções para as pessoas denunciadas em 15 casos, embora as instituições de ensino superior não especifiquem o tipo de pena aplicada. São também reportados 22 casos arquivados, estando os restantes ainda em curso. A Universidade de Lisboa é a que apresenta números mais elevados, com 32 queixas de assédio moral e 12 de assédio sexual, nos últimos cinco anos. 

c/Público

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Galiza Mais Perto
NO AR Galiza Mais Perto A seguir: Volta ao Mundo em 180 Discos às 22:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv