Centro Social Vale do Homem preocupado com atrasos na execução do fundos do PRR

O Centro Social Vale do Homem recebeu a visita do presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento (CNA) do Plano de Recuperação e Resiliência, Pedro Dominguinos para o acompanhamento da execução do PRR.
As visitas às três estruturas desta IPSS: Casa Mãe – na Quinta do Senhor, em Vila Verde, Clube dos pequenos – berçário e creche e o felizMENTElar, ambas em Braga; e teve como principal objetivo fazer o ponto de situação dos projetos já concretizados ou em concretização desta IPSS.
Na reunião realizada no felizMENTElar, o presidente do CSVH, Jorge Pereira, deixou claro a preocupação relativamente à execução destes fundos nesta IPSS. Atualmente, o CSVH conta com um total de 11 projetos já submetidos aos fundos PRR, 9 destes já aprovados e dois a aguardar aprovação. No toral, representa um financiamento de 7,5 milhões de euros, ou seja, cerca de 47% do investimento total.
Inaugurada em 202, a felizMENTElar, financiada 100% pelo PRR, por exemplo, foi alvo de queixa do dirigente pelo atraso “de dois anos” do reembolso do IVA. No que diz respeito à mobilidade verde, duas das candidaturas neste âmbito já se encontram em execução física a 100%, mas, segundo Jorge Pereira, há ainda atraso no pagamento dos 30% da comparticipação total. Jorge Pereira mencionou, ainda, que não se percebe “a dificuldade em submeter pedidos de pagamento, validação de autos e de faturas já pagas” para que as Instituições sejam restituídas do valor que têm a receber.
Das 9 candidaturas aprovadas, o projeto Residência de Apoio Moderado (RAMo), localizado na Casa da Citânia, Vila Verde, poderá vir a ser a única que o CSVH pondera não executar porque o financiamento corresponde apenas a 25% do investimento, sendo quase impossível a sua execução.
No final da reunião, a CNA reforçou, que existem processos no âmbito da execução do PRR que devem ser melhorados, nomeadamente no que diz respeito à desburocratização dos processos.
*Escrito por Marcelo Hermsdorf
