Casa da Música leva “Flash Concerts” pela cidade do Porto no dia em que festeja 20 anos

A Casa da Música, no Porto, assinala hoje o dia em que cumpre 20 anos da abertura oficial, com concertos gratuitos, espalhados pela cidade, do Bolhão à Reitoria da Universidade, de estações de metro ao Hospital de S. João.
O arranque dos “Flash Concerts”, de acordo com o programa,foi dado às 10:00, no átrio da bilheteira da Casa da Música, com a atuação de um quarteto de cordas que, mais tarde, às 11:30, tocou para utentes da ala pediátrica do Hospital de São João e, uma hora depois, para os funcionários do hospital.
No Mercado do Bolhão, um quarteto de metais faz-se ouvir às 12:00, às 12:25 e às 12:50.
Na estação de metro da Trindade, um quarteto vocal vai atuar pelas 17:00, pelas 17:25 e pelas 17:45, enquanto na estação da Casa da Música estará a banda COMBi a tocar às 18:00.
Às 18:30, o projeto de música digital Digitópia vai apresentar-se na Reitoria da Universidade do Porto.
Na Casa da Música, às 10:00, terão início as sessões “Do Gesto se Faz Som – A Criar Som pela Casa Fora”, hoje dedicada em particular a crianças entre os 6 e os 8 anos. A iniciativa prevê “um conjunto de atividades” que explora “valências e diferentes equipamentos” da Casa da Música, apelando “à fantasia e à criatividade” dos participantes.
À noite, às 21:00, a Orquestra Barroca Casa da Música, sob a direção de Laurence Cummings, interpretará o “Stabat Mater”, de Giovanni Battista Pergolesi, tendo em conta o arranjo de Johann Sebastian Bach, num programa que também inclui a Sinfonia para Cordas em Si bemol maior, de Carlos Seixas, e o Concerto para dois oboés em Ré menor RV535, de Antonio Vivaldi.
A Casa da Música está a comemorar os 20 anos de existência com um mês cheio de atividades que incluem, entre outras, atuações da Orquestra Jazz de Matosinhos com Ana Lua Caiano, e da banda brasileira Francisco, el Hombre, em digressão de despedida com o seu mais recente álbum, “Hasta el final”, no dia 19; da soprano, atriz e artista visual grega Aphrodite Patoulidou, com o pianista britânico Julius Drake, no dia 24; e da Orquestra Sinfónica Casa da Música, na 4.ª Sinfonia de Beethoven, sob direção de Andreas Spering, no dia 27.
O mês culminará numa edição especial do Clubbing com entrada livre, no dia 30, que vai abrir com Carla Prata e Cíntia e prosseguir até às 04:00 do dia seguinte com nomes como Ece Canli, Desengaiola, Solar Corona Elektrische Maschine, Akila, Conferência Inferno, Daniel Wang e Gusta-vo, entre outros.
A construção da Casa da Música, com projeto do arquiteto Rem Koolhaas, iniciou-se em 1999 e a inauguração oficial ocorreu no dia 15 de abril de 2005.
Ao longo de 20 anos, a Casa da Música realizou mais de seis mil concertos e acolheu 3,8 milhões de espectadores e participantes, tendo encomendado mais de 300 obras musicais.
Nestas duas décadas, a Casa da Música desenvolveu mais 26 mil atividades, trabalhou com mil grupos comunitários e realizou 35 mil visitas guiadas para um total de 570 mil visitantes.
Lusa
