Cáritas de Braga reforça apoio a vítimas de violência doméstica com campanha de Natal

A Cáritas Arquidiocesana de Braga anunciou, esta segunda-feira, o arranque da campanha de Natal ’10 Milhões de Estrelas – Um Gesto Pela Paz’, uma iniciativa solidária nacional. No caso bracarense, a campanha serve essencialmente para angariar verbas para a construção do novo Centro de Acolhimento de Emergência para Vítimas de Violência Doméstica.

Uma vela que ilumina vidas. É este o mote para a mais recente campanha promovida pela Cáritas de Braga, que volta a associar-se às vítimas de violência doméstica, num período onde os números de denúncias continuam a crescer. A 31 de julho, a Cáritas Arquidiocesana de Braga já registava atendimentos a 52 crianças e jovens vítimas de violência doméstica só em meio ano. Trata-se de quase o dobro dos novos casos recebidos no período homólogo de 2024, segundo comunicado na página da instituição. “Falam-se de muitas questões no país e a violência doméstica deve ser vista com outros olhos. É preciso medidas públicas mais concretas, têm sido feitos avanços, mas esperamos que sejam feitos mais”, perspetiva José Duque, em entrevista à RUM-

O responsável pela comunicação da instituição bracarense explica que a campanha quer convidar “a que na noite de natal as pessoas acendam a vela pela paz, assente também em valores como a justiça e solidariedade”. “Na época em que vivemos e com as desuniões que a humanidade tem sofrido consideramos essencial reforçar esta mensagem”, relata.

Nesta edição, a instituição volta a direcionar 65% das verbas para a construção do novo centro de acolhimento de emergência para vítimas de violência doméstica, o único que existe na região. “Voltamos a assumir este compromisso por uma necessidade, é uma obra com um valor alto e fundamental, e vai melhorar muito as condições da resposta que temos e das vítimas que estão acolhidas”, afirma José, sublinhando que as obras estão “em vias de avançar” e, portanto, “todas as verbas são importantes”.

Os restantes 35% do valor arrecadado vai ser revertido para o Fundo Lusófono Laudato Si, que apoia microprojectos de Ecologia Integral em países lusófonos, promovendo respostas sustentáveis e solidárias além fronteiras. A Vela pela Paz assume um importante papel simbólico neste contexto. São vendidas a 2 euros, numa campanha que antecede o Natal e culmina na noite de consoada, a 24 de dezembro. 



Escrito por Marta Ferreira e editado por Marcelo Hermsdorf

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Breaks Lda
NO AR Breaks Lda A seguir: Music Hal às 02:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv