Candidatura de Couros a Património Mundial aprovada pela Comissão Nacional da UNESCO

Guimarães deu mais um passo no sentido de alargar a área classificada como Património Cultural da Humanidade à zona de Couros. O assunto foi abordado na reunião de câmara realizada esta quinta-feira.

O presidente Domingos Bragança referiu o ofício recebido da CNU, com sede no Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Lisboa, assinado pelo seu presidente, o embaixador José Filipe Moraes Cabral, que dá conhecimento da entrega formal, no Centro Património Mundial, pela Missão Permanente de Portugal junto da UNESCO, da candidatura de inscrição do bem ‘Centro Histórico de Guimarães e Zona de Couros’ na lista do Património Mundial, onde um júri internacional avaliará as propostas recebidas de todo o mundo.

“Depois de um denso e extenso processo substantivo e formal, de análise e avaliação de diversas entidades que se têm que pronunciar sobre a candidatura, em Portugal, concluíram-se todos os procedimentos de aprovação para que a UNESCO se possa pronunciar sobre a nossa candidatura. Uma candidatura que já mereceu os elogios por parte da Comissão Nacional da Unesco”, referiu.

Domingos Bragança mostra-se confiante que “a decisão final seja favorável”. No caso de sucesso, Guimarães vai acrescentar 21 hectares aos 19 do Centro Histórico já classificados.

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal
00:00 / 00:00
aaum aaumtv