“Braga precisa saber tirar proveito do prémio ‘Cidade Europeia Inovadora em Ascensão’”

É o que defende o presidente da Câmara, Ricardo Rio. O autarca adianta que os 500 mil euros recebidos vão ser uma ajuda no projeto da criação de um centro de transferência de tecnologia.

Para Ricardo Rio, a eleição de Braga como ‘Cidade Europeia Inovadora em Ascensão’ é um “reconhecimento pelo percurso que foi feito até agora” e que o município “precisa saber tirar proveito” para os próximos anos. O anúncio aconteceu esta quarta-feira durante a Web Summit, em Lisboa.

Braga superou as cidades de Linz, na Áustria, e Oulu, na Finlândia, e foi distinguida entre as cidades com menos de 250 mil habitantes. Além do galardão, a cidade foi premiada com meio milhão de euros, o que para o autarca vai ser uma ajuda no projeto da criação de um centro de transferência de tecnologia em Braga.

O objetivo de criar este espaço na área das ciências da saúde e da vida, avança o autarca, já foi comunicado junto da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N). “Temos entre mãos uma grande iniciativa, um projeto que consideramos absolutamente prioritário na área do ‘Deep Tech’ e da biotecnologia”, revelao autarca aos microfones da RUM poucas horas depois de subir ao palco da Web Summit para receber este prémio.

A verba, sustenta, não tem uma “consignação direta”, mas deve servir como uma “boa ajuda” para concretizar “ainda mais investimentos nesta área”. Ricardo Rio sublinha também que este reconhecimento vai posicionar a cidade como um destino para o desenvolvimento de projetos e investimentos na área da inovação, e, por isso, “Braga precisa saber tirar proveito para os próximos anos” e não apenas enquanto estiver com este título.

Com a atribuição, Braga junta-se ao grupo do Conselho Europeu de Inovação, o que abre novas possibilidades para o município ao partilhar com os outros membros “boas práticas e projetos que possam ser diferenciadores, que podem replicar”. Confessa que, antes mesmo da premiação, num almoço que teve com a Comissária Europeia para a Inovação, Iliana Ivanova, Ricardo Rio apresentou uma proposta para que a União Europeia (UE) possa desenvolver “um projeto de capacitação das cidades para a inovação”.

Para o presidente da Câmara Municipal, Braga poderia ter também um papel “importante como mentoria de outras cidades” e, assim, possibilitar a identificação de novas oportunidades, “que seriam revertidas para o benefício da própria cidade de Braga”.

*Escrito por Marcelo Hermsdorf e editado por Elsa Moura

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Livros com RUM
NO AR Livros com RUM A seguir: Só Jazz às 22:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv