Braga alcançou 36% dos indicadores dos ODS até 2024

O município de Braga realizou esta segunda-feira, 17 de março, a 2.ª Reunião do Conselho Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável (CEDS), um fórum para a reflexão e planeamento de estratégias que promovam a sustentabilidade do concelho. O encontro teve lugar no Human Power Hub, reunindo representantes institucionais, académicos e especialistas na área.

Na reunião foram apresentados os resultados do Índice de Sustentabilidade Municipal (ISM) de Braga, um estudo conduzido pelo CESOP da Universidade Católica Portuguesa. A investigadora Joana Abreu expôs os principais indicadores do desempenho municipal, destacando a evolução da cidade no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), bem como os desafios e oportunidades identificados para o futuro.

A evolução do ISM de Braga entre 2020 e 2024 demonstra um crescimento contínuo nos indicadores de sustentabilidade, passando de 64,2% em 2020 para 69,3% em 2024. Nesta linha, Braga tem mantido um desempenho “globalmente positivo”, com 36% dos indicadores já alcançados e 17% em trajetória ascendente.

Outro ponto relevante foi a apresentação da Small Scale Action – ODSlab, uma iniciativa no âmbito do programa europeu URBACT Cities for Sustainable Governance. Este projeto pretende fortalecer a governação sustentável e promover o envolvimento de diferentes atores na prossecução dos ODS, contribuindo para uma abordagem colaborativa na gestão da sustentabilidade em Braga.

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Abel Duarte
NO AR Abel Duarte A seguir: Elisabete Apresentação às 11:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv