Bombeiros do distritos recolheram 59 toneladas de equipamentos elétricos usados em 2022

Os bombeiros voluntários do distrito de Braga angariam 59 toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados em 2022. O número corresponde às cinco associações do território aderentes à campanha ‘Quartel Electrão’, que vão agora receber como recompensa cerca de 4 mil euros.
No total são 127 quilos de pilhas, 1.972 quilos de lâmpadas e mais de 57 toneladas de equipamentos elétricos, recolhidos pelos bombeiros voluntários de Cabeceiras de Basto, Caldas das Taipas, Celorico de Basto, Vila Nova de Famalicão e Viatodos.
Além de uma compensação financeira de 75 euros por cada tonelada, existem outros prémios. O principal é um carro novo de combate a incêndios, entregue à associação que recolher o maior volume de equipamentos a nível nacional. Nesta edição, o veículo foi oferecido aos Bombeiros Voluntários de Amarante, que juntou mais de 128 toneladas. Já a corporação da Figueira da Foz, com 75, ganhou o segundo prémio, correspondente a equipamentos de proteção individual, no valor de 5 mil euros.
A nível nacional participaram 179 corporações e foram recolhidas oito toneladas de pilhas, 39 toneladas de lâmpadas e 2.247 toneladas de equipamentos elétricos. No global serão distribuídos 260 mil euros em prémios. A oitava edição do ‘Quartel Electrão’ decorreu entre janeiro e novembro.
*Escrito por Tiago Picas
