Bica, Costa e Pernadas juntam-se num concerto no gnration esta quinta-feira

Alguns dos nomes influentes da música nacional voltam a reunir-se em palco, desta vez, no gnration. Após o primeiro encontro, em 2023, Carlos Bica, Mário Costa e Bruno Pernadas invadem o pátio externo do espaço bracarense, esta quinta-feira, às 21h30.
Referência do jazz europeu e um dos nomes portugueses com maior projeção internacional Carlos Bica recorda, aos microfones da RUM, que este projeto nasceu a convite do ‘Jazz ao Largo’, em Barcelos, e que o trio “nunca tinha tocado junto, antes”. O contrabaixista diz ainda que, desta vez, vão estar na companhia da francesa Héloïse Lefebvre e do luso-brasileiro Gileno Santana. Nascido em Salvador, o trompetista leva sua a versatilidade para as composições em jazz para trompete até à influência da música tradicional portuguesa. Já a violinista e compositora é presença assídua em várias formações do jazz europeu, nomeadamente é metade do duo Sun Dew com Paul Audoynaud.
Distinguido, em 2024, como o ‘músico do ano’ pela imprensa especializada, Mário Costa fica a cargo da bateria e sublinha que as participações dos dois solistas convidados trazem uma “nova cor” para o espetáculo e faz com que seja preciso “adaptar a música àquilo que era uma melodia feita anteriormente” “Foi ideia do Carlos ter esta sonoridade e acho que vai funcionar perfeitamente”, acrescenta.
O outro elemento do trio, Bruno Pernadas, define-se como “um espírito livre no sentido dos géneros” musicais. Para a apresentação desta quinta-feira, o multi-instrumentista afirma “estar a puxar mais o lado jazzístico, sem deixar de lado a sua personalidade”, com influências da música pop e contemporânea.
Inserido no cartaz do ‘Julho é de Jazz’, que este ano decorre também no Theatro Circo, até 13 de julho, o pátio exterior do gnration acolhe os músicos num “ambiente intimista”. “Embora seja um lugar aberto, tem a atmosfera de um concerto fechado”, finaliza Pernadas.
*Escrito por Marcelo Hermsdorf e editado por Liliana Oliveira
