Biblioteca Pública de Braga lança programa de discussões sobre temas da atualidade

A Biblioteca Pública de Braga está a promover ciclos temáticos que pretendem apelar à reflexão e ao pensamento crítico na atualidade. Chama-se ‘Ciclo de Encontros Temáticos: Entender o Mundo, Construir Sentido’ e conta com sessões mensais abertas ao público, de janeiro a junho.
O ciclo pretende focar questões como educação, democracia, justiça, ética, humanidade e paz, sendo, para isso, pensada para públicos diversos.
À RUM, Márcia Oliveira, diretora da Biblioteca Pública de Braga, destaca o papel social da biblioteca pública como promotora da reflexão sobre os assuntos que assumem a ordem do dia. A democracia, a ética e a paz serão alguns dos temas abordados nas primeiras sessões.
A primeira sessão decorreu esta quarta-feira, com o nome ‘Educar para pensar: da doutrinação salazarista à ditadura dos indicadores’, tendo como mote a educação no período do Estado Novo e a evolução até aos dias de hoje.
Manuela Castro e José Nuno Teixeira, doutorandos do Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho, participam.
A programação de fevereiro e março já foi publicada.
A 27 de fevereiro, às 15h30, Marília Gago e Rui Damaceno, também do CIEd, abordarem o tópico ‘Contra o esquecimento: educar para a verdade em tempos de manipulação’. Um mês depois, no dia 27 de março, o psicólogo João Carlos Major e a investigadora Manuela Castro vão debater sobre ‘Educar para o pensamento crítico na era da Inteligência Artificial’.
As sessões decorrem na Biblioteca Pública de Braga, situada na Praça do Município, no centro da cidade. A entrada é gratuita e não necessita de inscrição prévia.
*editado por Marcelo Hermsdorf
