Benfica garante total colaboração e deixa mensagem de tranquilidade aos sócios

Em comunicado publicado na página oficial, o Benfica reagiu à detenção de que Luís Filipe Vieira, presidente do clube, foi alvo esta quarta-feira.
As águias garantem total colaboração com as entidades competentes e deixam uma mensagem de tranquilidade aos sócios e adeptos, garantindo que todos os estatutos serão cumpridos.
Na impossibilidade de o presidente liderar o clube, sobe o vice-presidente, Rui Costa. Oposição está revoltada com a atual situação e exige a convocação de eleições antecipadas.
Comunicado:
«A Direção do Sport Lisboa e Benfica esteve reunida esta tarde, a fim de analisar a situação decorrente da investigação de que é alvo pelas autoridades judiciais o Presidente Luís Filipe Vieira.
Todos os membros da Direção estão firmemente determinados a defender sem qualquer reserva, de forma coesa e como lhes compete, os interesses do Clube, que, esclarece-se, não é objeto da investigação.
Nessa medida, empenhar-se-ão em dar plena colaboração às entidades competentes, no sentido de apurar a verdade até às últimas consequências.
A Direção garante aos sócios e simpatizantes que a ambição, competitividade e gestão do Clube se encontram asseguradas, no respeito e em observância das normas regulamentares estabelecidas nos estatutos.»
Magalhães e Silva, advogado de Luís Filipe Vieira, reconhece que a descrição de factos tem alguma gravidade. No entanto, diz ter “sérias dúvidas” se as suspeitas correspondem à realidade.
Em declarações aos jornalistas, em direto do Comando Metropolitano de Lisboa, em Moscavide, a defesa do presidente do Benfica recusou responder a algumas questões e repetiu que o processo está sob segredo de Justiça.
“Os arguidos têm sempre a expectativa de que a limitação da sua liberdade seja o mais curta possível”, afirmou, quando questionado se Vieira estaria preparado para mais do que uma noite na esquadra.
Sobre as declarações na Comissão de Inquérito ao Novo Banco, Magalhães e Silva garante que não são prejudiciais para o presidente do Benfica. Na altura, Luís Filipe Vieira disse que nunca teve dívidas perdoadas e negou ser um dos maiores devedores. O tom e as declarações chegaram a indignar os deputados.
LUÍS FILIPE VIEIRA DETIDO
O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, foi esta quarta-feira detido. Vai ser presente na quinta-feira ao juiz Carlos Alexandre e vai passar a noite na prisão. Em causa estão suspeitas de abuso de confiança, burla qualificada, falsificação, fraude fiscal e branqueamento.
Vieira vai passar a noite na prisão e vai ser presente esta quinta-feira ao juiz Carlos Alexandre.
A investigação envolve negócios e financiamentos superiores a 100 milhões de euros com prejuízos para o Estado.
Além de Luís Filipe Vieira, foram detidas outras três pessoas: Tiago Vieira, filho de Luís Filipe Vieira, José António dos Santos, conhecido por “Rei dos frangos”, e Bruno Macedo, empresário de Braga ligado ao futebol.
c/SIC/RTP
