Barcelos adere à rede de Cidades e Vilas que caminham

O Presidente da Câmara Municipal, Mário Constantino Lopes, e a Presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, Paula Cristina Teles, subscreveram o protocolo que estabelece os fundamentos da adesão à rede de cidades e volas que caminham, bem como os direitos e deveres das instituições que integram a rede.
A criação da “Rede de Cidades e Vilas que Caminham” surge da evidência de que o trabalho em conjunto tem múltiplos benefícios e proporciona eficácia, economia, efeitos multiplicadores positivos, formação técnica e boas-práticas.
De entre os objetivos da “Rede de Cidades e Vilas que Caminham” destacam-se o reforço das condições de caminhabilidade, a melhoria da qualidade urbana, o aumento da segurança da circulação pedonal e viária, a sensibilização da população para os benefícios das caminhadas e a contribuição para a diminuição da emissão de gases poluentes.
A “Rede de Cidades e Vilas que Caminham” apoia-se através da assinatura de protocolo de constituição da “Rede Ibérica de Cidades e Vilas que Caminham”, com a “Red de Ciudades que Caminan” de Espanha, que tem na sua presidência o Alcaide de Pontevedra.
A dinamização destas parcerias está a ser fomentada e coordenada pelo Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade.
