Banco Alimentar Contra a Fome angariou mais de 1.719 toneladas de alimentos 

Ao longo desta semana prossegue a campanha “Ajuda Vale” e a campanha online www.alimenteestaideia, que nos últimos tempos têm adquirido um peso crescente nas contribuições dos particulares.  

Na campanha do último fim de semana, os 40 mil voluntários do Banco Alimentar Contra a Fome recolheram 1.719 toneladas de géneros alimentares em duas mil superfícies comerciais.

Ao longo desta semana prossegue a campanha “Ajuda Vale” e a campanha online www.alimenteestaideia, que nos últimos tempos têm adquirido um peso crescente nas contribuições dos particulares.

A campanha do passado fim de semana decorreu em superfícies comercias de 21 regiões: Abrantes, Algarve, Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Cova da Beira, Évora, Leiria-Fátima, Lisboa, Madeira, Oeste, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, São Miguel, Viana do Castelo, Viseu e Terceira.

“A quantidade de produtos doada atesta uma vez mais a solidariedade dos portugueses, que apesar do contexto inflacionista e das dificuldades que afetam muitas famílias aderiram à proposta dos Bancos Alimentares que conhecem e nos quais confiam para minorar as carências alimentares com que muitas pessoas se debatem”, lê-se em comunicado enviado às redações.

Para a presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares contra a Fome, Isabel Jonet, “neste primeiro balanço no final de mais uma Campanha, a nossa palavra é de gratidão a todos quantos aceitaram o convite do Banco Alimentar da sua região e doaram tempo, sendo voluntários, ou alimentos, partilhando o que compraram para as suas casas, para as suas mesas. Foi renovada assim esta rede social real, numa uma festa da partilha e da solidariedade, não obstante a situação que afeta tantas famílias”.

As 1.719 toneladas de alimentos recolhidos vão ser distribuídos a 2.600 instituições de solidariedade social e a cerca de 400 mil pessoas com carências alimentares comprovadas, sob a forma de cabazes ou refeições confecionadas.

Em 2022, os 21 Bancos Alimentares Contra a Fome operacionais distribuíram um total de 28,9 mil toneladas de alimentos (equivalentes a um valor global estimado superior a 44,2 milhões de euros), ou seja, um movimento médio de 116 toneladas por dia útil.

O primeiro Banco Alimentar Contra a Fome foi aberto em 1991 em Portugal e estão atualmente em atividade no território nacional 21 Bancos Alimentares, congregados na Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, com o objetivo comum de ajudar as pessoas carenciadas, pela doação e partilha.

RTP

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
A Nossa Terra
NO AR A Nossa Terra A seguir: Alumni pelo Mundo às 12:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv