Auditoria aponta “falta de critérios na atribuição de apoio às associações desportivas” de Guimarães

A auditoria interna, ordenada pelo presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, depois de ter sido denunciado que a Associação KTF estava, alegadamente, a angariar militantes para o Partido Socialista (PS), a pedido do vereador Nelson Felgueiras, concluiu que houve uma “falta de critérios objetivos na atribuição das diferentes tipologias de apoio às associações desportivas, bem como a ausência da fundamentação da aprovação ou não das candidaturas”, avança o JN.
Domingos Bragança entende que “o relatório não conclui por uma culpa objetiva do vereador”, contudo, diz que “há uma avaliação política deste caso” que ainda está a fazer.
O documento indica situações em que uma coletividade com pior classificação, à luz dos critérios do Regulamento Municipal, lograva apoios mais elevados.
O documento analisa a progressão dos apoios às várias associações, que no caso da KTF aumentaram de 3000 euros, em 2020, para 19 mil, em 2023.
Nelson Felgueiras manifesta-se satisfeito com o relatório e considera que deixa claro que o Regulamento Municipal de Apoio às Associações Desportivas foi aplicado de forma correta. “Não traz qualquer evidência de favorecimento a qualquer associação desportiva”, afirma o vereador.
O presidente da Câmara prometeu uma decisão, “ao longo do mês de outubro”, relativamente à delegação de competências no vereador Nelson Felgueiras.
c/JN
