“As três irmãs” vence a 5ª edição da Bolsa Amélia Rey Colaço

“As três irmãs” foi a peça vencedora da 5.ª edição da Bolsa Amélia Rey Colaço. É uma recriação da obra de Anton Tchekhov, com o mesmo nome, e tem como finalidade cruzar o tema original com questões atuais, através do pensamento crítico e do humor. A peça é assinada por Tita Maravilha, atriz, performer e palhaça.

A artista explica que “nesta versão de ‘As três irmãs’ criou uma deliciosa trama sobre irmãs de sangue que se descobrem pessoas trans e não binárias no mesmo percurso em que se tentam inserir na sociedade”. “Quero sobrepor a trama original a um tema que grita por atenção e que pouco tem sido discutido com sabedoria e lugar de fala. Lembrando também o momento presente do mundo para pensar como o sistema político na Rússia (sítio onde a peça acontece) lida com pessoas LGBTQIA+”, remata.

A Bolsa Amélia Rey Colaço foi criada em 2018, em homenagem a Amélia Rey Colaço, atriz e encenadora com um importante papel no teatro em Portugal e anualmente é atribuída uma bolsa a jovens artistas ou a companhias emergentes na área artística. O projeto é promovido pela A Oficina (Guimarães), o Teatro Nacional D.Maria II (Lisboa), O Espaço do tempo (Montemor-o-Novo) e o Teatro Viriato (Viseu).

*Por Marta Lima

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Ouvido Externo
NO AR Ouvido Externo A seguir: Music Hal às 01:05
00:00 / 00:00
aaum aaumtv