Arraial luso-brasileiro celebra cultura junina

Depois de uma pausa de dois anos devido à pandemia, as celebrações das festas juninas, tradicionalmente conhecidas em Portugal como festas de S. João, estão de volta. Organizado pela Associação UAI – União, Apoio e Integração, celebra-se, este sábado, a quarta edição do arraial luso-brasileiro, no Parque da Ponte, com início às 16h.
Em declarações à RUM, Alexandra Gomide, presidente da Associação, salienta que o arraial tem como objetivo integrar a comunidade brasileira em Portugal e celebrar a cultura junina. ”Tentamos recriar um arraial brasileiro em época de festas juninas. Vai ter gastronomia, música, roupas, assim como toda a questão cultural que envolve as apresentações festivas do S. João no Brasil”, esclarece a presidente.
O arraial conta ainda com a tradicional quadrilha, bebidas típicas e casamento na roça. Tal como nas edições anteriores, Alexandra Gomide espera receber um grande número de pessoas no evento. “No último arraial tivemos cinco mil pessoas presentes”, reforça.
Por ser uma festa típica brasileira, é esperada a chegada de brasileiros de toda a Península Ibérica. “Os brasileiros que estão na Galiza, costumam descer, os que estão espalhados pelo resto de Portugal, Algarve, região de Lisboa, sobem para poderem participar na festa.” Admite ainda que é um evento “raro” e “difícil de se trabalhar”, uma vez que a gastronomia da festa junina é “muito específica e difícil” de se adquirir em Portugal.
*Por Beatriz Duarte
