Apoio a idosos com pensões mais baixas sobe 50 euros por mês

O valor de referência do complemento solidário para idosos (CSI), destinado às pensões de velhice mais baixas, irá aumentar em 50 euros mensais, passando a ser de 488,21 euros, com efeitos retroativos a 1 de janeiro. É um acréscimo de 600 euros por ano.

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, citada pelo Jornal de Notícias, fala de um “aumento histórico”, referindo que o valor-base deste apoio não sofria alterações desde 2019.

Este aumento é uma “medida chave no combate à pobreza nos idosos” e irá permitir que mais pessoas beneficiem do apoio.

Até agora, 152 mil pensionistas recebiam este complemento, mas a estimativa é que será possível chegar aos 170 mil ainda este mês, garante Ana Mendes Godinho. “É uma grande diferença”.

No entanto, há 10 anos que o número de beneficiários tem vindo a diminuir. De acordo com os dados da Segurança Social, em 2012, eram mais de 230 mil a receber o apoio. Esta tendência de decréscimo é justificada pelo “aumento sucessivo e anual das pensões”, esclarece a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maior descida ocorreu em 2014, no tempo da troika.

Todos os idosos que tenham um rendimento anual abaixo de 5858,63 euros são elegíveis para o CSI. O apoio pode ser pedido nos serviços de atendimento ou no site da Segurança Social.

A medida deverá ser publicada esta quinta-feira em Diário da República.

c/TSF e JN

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv