“Ambições de Putin vão muito além da Ucrânia, quer restabelecer a União Soviética” 

O presidente norte-americano, Joe Biden, anunciou esta quinta-feira que os Estados Unidos e aliados vão reforçar sanções à Rússia e que o dispositivo da NATO na Alemanha será reforçado com tropas norte-americanas, após a invasão russa da Ucrânia.

“Putin escolheu esta guerra” na Ucrânia, e o Presidente russo e a Rússia “suportarão as consequências de novas sanções”, disse Biden, numa declaração à comunicação social.

O chefe de Estado afirmou que defenderá “cada centímetro do território da NATO”.

“As ambições de Putin vão muito além da Ucrânia, quer restabelecer a União Soviética”, acredita Joe Biden. Sobre as sanções, o líder norte-americano diz acreditar que terão “muito mais peso” do que os mísseis e balas russas. “Putin está tão fraco no seu país que terá de fazer escolhas”, analisou também.

“Se não agirmos agora sobre Putin, ele vai sentir-se encorajado” a avançar sobre sobre outros países da NATO.

A Rússia lançou esta quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar em território da Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já provocou pelo menos meia centena de mortos, 10 dos quais civis, em território ucraniano, segundo Kiev.

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse que a “operação militar especial” na Ucrânia visa “desmilitarizar e desnazificar” o seu vizinho e que era a única maneira de o país se defender, precisando o Kremlin que a ofensiva durará o tempo necessário, dependendo dos seus “resultados” e “relevância”.

O ataque foi de imediato condenado pela generalidade da comunidade internacional e motivou reuniões de emergência de vários governos, incluindo o português, e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), União Europeia (UE) e Conselho de Segurança da ONU.

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Abel Duarte às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv