‘All We Imagine as Light’ em cartaz no Theatro Circo

‘All We Imagine as Light’, de Payal Kapadia, é o filme em cartaz esta segunda-feira, pelas 21h30, no pequeno auditório do Theatro Circo. Em cena, rumamos para Bombaim, na Índia, onde conhecemos três amigas – Prabha, Anu e Parvaty.
A enfermeira-chefe de um grande hospital, Prabha, recebe em casa uma panela elétrica que parece ter sido enviada pelo marido, emigrado na Alemanha, de quem há muito não tinha notícias. Uma das suas colegas de trabalho e de quarto, Anu, não aceita a ideia de um casamento arranjado e está apaixonada por um jovem muçulmano. Por fim, Parvaty, cozinheira no mesmo hospital, enfrenta a possibilidade de perder a casa onde vive e decide regressar à cidade onde nasceu.
Durante o dia a dia de cada uma delas, o espetador assiste à luta das classes trabalhadoras, especialmente mulheres, na maior cidade da Índia, onde, muitas vezes, o progresso choca-se com a tradição. Uma história apresentada como de “sororidade, onde a amizade é a força-motriz para a descoberta de si próprias”.
‘All We Imagine as Light’ foi a primeira longa metragem indiana a receber o Grande Prémio em Cannes, com assinatura de Payal Kapadia, que aqui se estreou, em 2024, na realização em longa metragem de ficção. A longa-metragem também esteve indicado nas categorias de ‘Melhor filme em língua não inglesa’ e de ‘Melhor realizador’ na edição 2025 dos Globos de Ouro.
*Escrito por Marcelo Hermsdorf
