Alexandre Ferreira da Silva é o novo codiretor do programa MIT Portugal

Alexandre Ferreira da Silva, professor da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM), é o novo codiretor do Programa MIT Portugal para os próximos cinco anos, ao lado de João Pedro Barreto, da Universidade de Coimbra (UC).


A nova dupla de codiretores assume a liderança desta colaboração de referência entre Portugal e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA, que celebra duas décadas e visa aprofundar a formação, investigação e inovação nacional. O programa está sediado no campus de Azurém, em Guimarães.

A quarta fase do MIT Portugal apostará em quatro áreas tecnológicas prioritárias: chips/nanotecnologia, espaço, Inteligência Artificial e energia. Em entrevista à RUM, Alexandre Ferreira da Silva destacou os objetivos da nova gestão: “dar continuidade ao legado dos 20 anos que nós estamos quase a alcançar do MIT Portugal e alinharmos os nossos interesses de investigação nacionais e europeus com pontes, com a Universidade Americana, com o objetivo de rapidamente sermos um player nestas novas áreas tecnológicas que vamos ter: o espaço, chips e semicondutores, energia e inteligência artificial.”


O codiretor sublinhou a importância de uma ação concertada entre os vários intervenientes, com “um ecossistema coordenado entre todos estes atores, sejam as instituições de ensino, as instituições de investigação e depois as empresas, que vão, na verdade, gerar o valor acrescentado nos produtos e nos serviços que mais tarde irão fornecer. Estando coordenados, estamos verdadeiramente a contribuir para o desenvolvimento destas áreas, o que significa que todos nós vamos a fazer um esforço ativo para garantir que o investimento que está a ser feito vai ser recompensado de forma efetiva e idealmente rapidamente”, explicou. 

O docente e investigador da UMinho tem um percurso de destaque, tendo sido coordenador executivo do MIT Portugal entre 2018 e 2021. Liderou ainda o projeto “Prometheus”, do Programa CMU Portugal, que resultou no lançamento do primeiro PocketQube português e primeiro satélite da UMinho no espaço, demonstrando a sua forte ligação entre academia, indústria e engenharia aeroespacial. João Pedro Barreto, também codiretor e docente da UC, partilha desta visão, tendo fundado uma start-up tecnológica no âmbito do programa. Os responsáveis pretendem assim impulsionar o sistema científico e tecnológico nacional, criando valor para a economia.

Nota Biográfica 

Alexandre Ferreira da Silva é Professor do Departamento de Eletrónica Industrial da UMinho e investigador do Centro de Microssistemas Eletromecânicos. É Doutorado em Líderes para as Indústrias Tecnológicas, no âmbito do MIT Portugal, e tem pesquisa realizada no MIT e na Universidade Técnica de Aachen (Alemanha). É instrutor convidado da Universidade Espacial Internacional (ISU) e especialista nas áreas de engenharia aeroespacial, instrumentação eletrónica e microssistemas.

Partilhe esta notícia
Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Breaks Lda
NO AR Breaks Lda A seguir: Music Hal às 02:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv