“A crise global do ambiente é uma realidade indiscutível e devastadora”

O Conselho de Ética da Universidade do Minho (CEUMinho) promove, esta sexta-feira, a partir das 14h30, o Fórum Ética UMinho 2021, com a temática “Ética e ambiente: pensar o terceiro milénio”. A sessão realiza-se, pelo segundo ano consecutivo, em formato online.
Anualmente, o Conselho de Ética da Universidade do Minho dedica um conjunto de sessões a uma temática “relevante” que corresponda a uma “preocupação crescente na comunidade académica”.
De acordo com Graciete Dias, presidente do Conselho de Ética da UMinho, este ano o objetivo é “viabilizar um espaço de abertura” para debater e refletir sobre a relação entre ética e ambiente, assim como abordar alguns “desafios ambientais e impactos éticos associados”. As questões sobre a biodiversidade, a preservação ambiental, as alterações climáticas, as dimensões da sustentabilidade, a cidadania e as políticas ambientais são alguns dos tópicos a ser debatidos na sessão.
A presidente do CEUMinho defende que as questões ambientais são um tema “atual” e “relevante”, porque a “crise global do ambiente é uma realidade indiscutível e devastadora”. Sendo “urgente” a transição para uma sociedade mais sustentável, o Conselho de Ética da UMinho quis assumir a responsabilidade de contribuir para a discussão deste tema.
O evento Fórum Ética UMinho acontece desde 2014. A caminho da 7.ª edição, Graciete Dias reconhece o “mérito” da iniciativa que, através da participação e reflexão no debate por parte da comunidade académica, tem trazido um “enriquecimento” e “discussão” para vários temas “relevantes”.
Este ano, a sessão de abertura contará com a presença do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e da presidente do Conselho de Ética da UMinho, Graciete Dias. A intervenção de Joana Marques Vidal, presidente do Conselho Geral da academia minhota, encerra a sessão de 2021. A iniciativa inclui uma sessão de palestras, seguida de comunicações curtas, finalizando com um debate alargado a toda a comunidade da academia minhota.
