Marco Gonçalves é o novo presidente da Escola de Direito da UMinho

Marco Gonçalves toma posse esta sexta-feira, como presidente da Escola de Direito da Universidade do Minho. A cerimónia arranca pelas 17h00, na sala de atos da escola, no campus de Gualtar, em Braga.
Nasceu em Braga, em 1981. Fez a licenciatura em Direito, o mestrado em Direito Judiciário e o doutoramento em Ciências Jurídicas pela UMinho. Integra o corpo docente da academia minhota desde 2005, sendo professor associado do Departamento de Ciências Jurídico-Privativísticas.
Já deu aulas em várias universidades de Portugal, Brasil e Angola, orientou diversas dissertações de mestrado e teses de doutoramento, integrou júris de bolsas, concursos e provas académicas, recebeu vários prémios e distinções e exerceu a advocacia.
Cumpriu funções como investigador integrado do Centro de Investigação em Justiça e Governação, tendo dedicado a sua pesquisa ao direito processual civil, ao direito da insolvência e à resolução alternativa de litígios.
O seu trabalho levou ainda há publicação de dezenas de livros, capítulos, artigos científicos e coletâneas de legislação e de jurisprudência, tendo já sido citado em mais de 1100 acórdãos dos tribunais superiores.
Para o triénio 2026-2029, o docente vai ter como vice-presidentes os professores Rossana Martingo Cruz (Ensino), Flávia Noversa Loureiro (Investigação) e Pedro Jacob Morais (Interação com a Sociedade e Internacionalização).
