Fiscalização da Vitrus Ambiente regista 616 infrações em 2025

A empresa Vitrus registou em 2025 um total de 616 ocorrências, em Guimarães, fruto da sua atividade de fiscalização, metade das quais respeitantes à colocação de lixo fora dos contentores. Ao todo, foram identificados 258 infratores.
A fiscalização ambiental da empresa municipal visa a correção de comportamentos ilegais, a prevenção de infrações e o reforço das ações de sensibilização e esclarecimento junto da população vimaranense.
À RUM, a coordenadora do projeto de Fiscalização Ambiental, Laura Jota explica o impacto da atividade desenvolvida junto da comunidade.
Comparativamente a 2024, verifica-se um aumento no número de infrações, valor esse justificado, segundo Laura Jota, pelo alargamento das equipas de fiscalização.
A maioria das infrações remete para uma má conduta na deposição de resíduos, com metade a dever-se à colocação de lixo fora dos contentores. A estratégia para colmatar este problema já foi delineada pela Vitrus.
Além do lixo colocado fora dos locais designados, as restantes infrações foram assinaladas, acima de tudo, pela deposição indevida de resíduos volumosos (26%) e por despejos industriais (11%). As restantes deveram-se a resíduos de construção e demolição (9%) e às deposições efetuadas em horário inapropriado (4%).
*editado por Marcelo Hermsdorf
