‘Ambiente’ será o tema da 5.ª edição do concurso ‘Guimarães: Expedição Fotográfica’

A Sociedade Martins Sarmento vai lançar a quinta edição do concurso de fotografia ‘Guimarães: Expedição Fotográfica’. Em 2026, a iniciativa decorrerá de acordo com a nomeação de Guimarães como Capital Verde Europeia.
À RUM, Patrícia Aguiar, conservadora-restauradora da Sociedade Martins Sarmento, sublinha que a escolha do tema tema para esta edição, algo inédito no Prémio Martins Sarmento. O ‘Ambiente’ será o tópico central, “procura suscitar perspetivas críticas sobre a natureza que nos rodeia”, afirma.
Serão bem-vindos, aponta, “registos fotográficos motivados pela transformação acelerada da paisagem, denunciando incoerências no usufruto do território”. Adianta ainda que a análise das propostas fotográficas estará centrada na manifestação da “errância humana no território”.
Patrícia Aguiar foi mais longe relativamente ao que se pretende obter dos registos fotográficos, apontando para a ilustração das “alterações das paisagens de Guimarães e transformações que foram sendo feitas no território nos últimos 150 anos”. A conservadora-restauradora da Sociedade Martins Sarmento assumiu ainda que as expectativas são elevadas. Espera, por isso, uma maior adesão na quinta edição desta iniciativa.
As inscrições estão abertas até 28 de fevereiro para profissionais e amadores da fotografia, exclusivamente através de um formulário online.
*editado por Marcelo Hermsdorf
