Pedro Sousa suspende mandato de deputado do PS na Assembleia da República

Pedro Sousa suspendeu oficialmente esta segunda-feira, e por um período de meio ano, o mandato de deputado do Partido Socialista (PS) na Assembleia da República (AR).
Eleito pelo distrito de Braga nas legislativas do ano passado, o socialista, que entretanto assumiu o mandato de vereador no executivo municipal de Braga é também presidente da Associação de Futebol de Braga (AF Braga). Vai ser substituído no Parlamento por Hernâni Loureiro, de Barcelos.
Em declarações à RUM, o também presidente da comissão política concelhia do PS Braga explica que com vários desafios exigentes em mãos era necessário abdicar da Assembleia da República, pelo menos nesta fase. Admite que foi uma decisão “ponderada” e “amplamente discutida com os órgãos do partido”, entendendo que “para acompanhar com o nível de exigência primordial estas novas funções” esta seria a decisão acertada. No caso da AF Braga assinala o facto de estar em curso a preparação da nova época até 30 de junho, e que inclui alteração de regulamentos e quadros competitivos.
No caso da Câmara Municipal de Braga, o “quadro novo” do seu partido, ainda que permaneça na oposição “é diferente do passado”. “As decisões do PS, ainda que em conjunto com outras forças políticas na oposição, decidem aquilo que acontece no município”, assinala.
Trata-se de uma suspensão durante seis meses. Diz que “mais à frente” tomará uma decisão definitiva.
