Torneio de Retórica arranca com a participação de mais de 1500 alunos

O reinício do ano letivo 2025/26 fica marcado pelo arranque do Torneio de Retórica, que coloca alunos do 11.º ano das escolas de Guimarães em debates que abordam temas atuais e urgentes do contexto nacional e internacional. A iniciativa é organizada pela Associação de Socorros Mútuos Artística Vimaranense (ASMAV), com o apoio da autarquia de Guimarães.
Depois da finalíssima interescolar, realizada em outubro e novembro do ano passado, as atividades do Torneio de Retórica recomeçam aquando do arranque do segundo período, nas instalações da ASMAV.
Trata-se de uma atividade curricular de natureza científica, pedagógica e cívica que juntas as escolas secundárias públicas de Guimarães. As discussões focam-se em temas urgentes e decisivos da vida coletiva, a nível nacional e internacional.
Estarão frente a frente as escolas Secundária Francisco de Holanda e Secundária Martins Sarmento, num total de 20 debates envolvendo 38 turmas e quase 900 alunos, divididos em grupos de três. Haverá, também, duelos entre a Escola Secundárias das Taipas e o Agrupamento Santos Simões, com quase 30 turmas que juntam cerca de 650 alunos.
No total, a quinta edição do Torneio de Retórica espera a participação de mais de 1500 alunos, representantes das escolas secundárias públicas de Guimarães.
