Barcelos adquire terrenos para a construção de novo hospital

O Município de Barcelos deu um passo decisivo para a concretização do novo Centro Hospitalar com a formalização da aquisição dos terrenos destinados à sua edificação. O projeto, que representa um investimento global estimado em 200 milhões de euros, prevê uma infraestrutura de saúde de vanguarda com mais de 25 mil metros quadrados e capacidade para 218 camas de internamento. Este acordo assegura ainda o desenvolvimento da Variante Poente e dos respetivos acessos, infraestruturas fundamentais para a mobilidade e eficácia da nova unidade.
A assinatura do Acordo de Cedências e Urbanização entre o Município e a sociedade Martinsplace, S.A. ocorreu no dia 24 de dezembro, nos Paços do Concelho. O ato contou com a presença do Presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, e do Vereador do Património, José Paulo Matias.
No total, será cedida ao município uma área de quase 157 mil metros quadrados. Desses, 90.948 metros quadrados correspondem a cedências urbanísticas antecipadas e 65.982 metros quadrados são objeto de cedência onerosa, pelo valor global de quatro milhões de euros. A operação foi validada pelo Tribunal de Contas.
Além das 218 camas para internamento, o novo plano para a execução da unidade hospitalar prevê a construção de 30 gabinetes de consulta externa, seis salas de cirurgia, 11 postos de hospital de dia e uma área de diagnóstico equipada com ressonância magnética, TAX, RX e ecografia.
As especialidades médicas e cirúrgicas da unidade hospitalar passarão a integrar Medicina Interna, Pediatria, Cardiologia, Pneumologia, Psiquiatria, Cirurgia Geral, Ginecologia, Ortopedia, Oftalmologia e Urologia, além de áreas dedicadas à formação, investigação e inovação tecnológica.
